google.com, pub-7361737802479424, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Padrões de escalas no violão
top of page
Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

Padrões de Escalas

Padrões são grupos de notas dispostas em determinada ordem com movimentos repetitivos. Os Padrões são importantes para melhorar sua mecânica, para ajudar a decorar digitações ou shapes de escalas e para improvisação, pois abre outros caminhos dentro da escala sem que você fique apenas subindo e descendo em um shape. Além disso, possibilita novas sonoridades dentro da escala.


É importante que você insira-o dentro do contexto do improviso para que não fique com uma cara de exercício. Por isso você deve explorar os padrões com diferentes ritmos, dinâmica, acentuações e articulações.



Exemplo 1:


No primeiro exemplo veremos um padrão tocado em colcheias, ou seja, duas notas para cada tempo, dentro do shape 1 da escala pentatonica de Lá menor:


Shape 1 Pentatonica de Am:


Exemplo 2:

No exemplo 2, iremos utilizar a mesma sequência de notas, porém mudaremos o ritmo. Tocaremos o mesmo padrão com grupos de 3 notas em tercinas, na mesma sequência do exemplo anterior.

Exemplo 3

No terceiro exemplo, iremos tocar um padrão com grupos de 4 notas em semicocheias. Veja no vídeo:

Dicas:

- Pratique os padrões utilizando os ritmos básicos, ou seja, mínima, semínima, colcheia, tercinas, semicolcheias etc.

- Pratique os padrões utilizando combinações rítmicas.

- Procure incorporar os padrões no seu solo. Você pode tocá-lo na escala inteira ou apenas em parte dela. Você não precisa subir e descer completamente a escala utilizando os padrões.

- Ouça com atenção os seus solos favoritos e procure identificar neles possíveis padrões. Depois aprenda-os, modifique-os (mudando o ritmo, articulação etc) e incorpore nos seus solos!

Bons estudos!


PRODUÇÃO DE:

bottom of page