Super Exercício de Coordenação para a Mão Esquerda

Hoje eu trago para vocês um excelente exercício para melhorar a sua coordenação motora e para contribuir com a independência dos dedos da mão esquerda. 

 

Quando estudamos, devemos estar cientes do verdadeiro propósito de cada exercício para que o nosso aproveitamento seja o melhor possível. Neste caso, trata-se de um exercício de coordenação e independência dos dedos da mão esquerda, por isso, devemos praticar lentamente, afim de fazer os movimentos corretamente e com perfeição. Esse não é um exercício de velocidade! Pratiquem com calma e atenção. Vamos ao exercício!

 

Nesta primeira etapa, devemos posicionar os dedos na terceira corda, com o dedo 1 posicionado na quinta casa, o dedo 2 na sexta casa, o 3 na sétima casa e o 4 na oitava casa. Iremos fazer o exercício de 4 maneiras diferentes, uma parada cada dedo. 

 

Primeiro, iremos movimentar apenas o dedo 1, deixando os demais dedos segurando de forma fixa em suas respectivas casas, já mencionadas anteriormente. O dedo 1 irá tocar de forma alternada na quinta e na segunda corda enquanto os outros dedos permanecerão fixos na terceira corda. Depois, iremos repetir o mesmo processo com os outros dedos da mão esquerda. Observe:

 

 


Na segunda etapa, iremos alternar com dois dedos ao mesmo tempo, deixando os outros dois dedos fixos na terceira corda, mas dessa vez, iremos alternar os dedos que se movem na quinta e na segunda e na sexta e na primeira.

 

Alternando os dedos 1 e 2, deixando os dedos 3 e  4 fixos:

 

 

Alternando os dedos 2 e 3, deixando os dedos 1 e 4 fixos:

 

 

Alternando os dedos 3 e 4, deixando os dedos 1 e 2 fixos:

 

 

Dicas:

 

-   Pratiquem lentamente cada exercício. 

 

- Estipule uma certa quantidade de tempo para se dedicar a cada um deles separadamente. 2 minutos para cada um, por exemplo.

 

-  Você pode e deve dedicar mais tempo ao exercício que, para você, tenha um maior grau de dificuldade, deixando os outros com menos tempo, já que não é necessário praticar por muito tempo o que você já domina.

 

-  Para a mão direita, você pode tocar as cordas mais graves (sexta e quinta) com o polegar e as duas primeiras alternando indicador e médio.

 

 

Bons estudos!  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

PRODUÇÃO DE:

Principal > Postagem