Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

Principal > Postagem

Exercícios para independência dos dedos da Mão Direita

Hoje veremos alguns exercícios básicos para melhorar a mecânica da mão direita. Os exercícios são simples mas, se feitos de forma correta e com o uso do metrônomo, podem dar excelentes resultados.


Os dedos da Mão Direita são representados da seguinte forma:


p = Polegar i = Indicador m = Médio a = Anelar


Nos exemplos abaixo, nós iremos usar a combinação p, i, m, a. Isso é a ordem com a qual iremos tocar com cada dedo, ou seja, primeiro o polegar, segundo o indicador, terceiro o médio e por último o anelar - p, i, m, a.


1) No primeiro exercício, o polegar será utilizado para tocar a sexta corda, o indicador para tocar a terceira corda, o médio para tocar a segunda corda e o anelar para tocar a primeira corda. Veja:

2) No segunda exercício, faremos uma variação nos baixos, ou seja, o polegar irá tocar na sexta, na quinta e na quarta corda e os demais dedos irão permanecer posicionados como no exercício anterior:

3) O terceiro exercício é um pouco diferente dos dois primeiros. O polegar irá tocar apenas a sexta corda e os outros dedos irão se posicionar e tocar na mesma corda na sequência p, i, m, a. Observe abaixo:

4) Agora nós iremos utilizar a mesma ideia do exercício 3, porém com variação no baixo, seguindo a sequência p, i, m, a.

5) Por fim, no exercício 5, vamos fazer variações tanto nos baixos (sexta, quinta e quarta corda), quanto nas primas (terceira, segunda e primeira corda), utilizando a mesma ideia dos exercícios 3 e 4.

Você pode utilizar outras combinações de dedilhado e aplicar as mesmas ideias dos exercícios propostos nessa lição.

Outras combinações de dedilhado:

p, i, m,a p, m, i, a p, a, i, m p, i, a, m p, m, a, i p, a, m, i

Aproveitem e bons estudos!

#Técnica

PRODUÇÃO DE: