google.com, pub-7361737802479424, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Improvisação - Mudando a duração de tempo das notas de uma melodia
top of page
Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

Improvisação - Mudando a duração de tempo das notas de uma melodia



Mudando os valores de duração das notas de uma melodia!


Esse exercício consiste em alterar os valores de duração das notas de uma melodia, sem acrescentar ou retirar nenhuma nota. Você apenas irá mudar a duração das notas da melodia. Poderá substituir notas longas por notas curtas e vice e versa. Notas rápidas por notas mais lentas. Resumindo, irá mudar apenas a duração das notas. É portante que você consiga encaixar essas mudanças de duração das notas dentro do mesmo compasso. Para começar, você deve usar melodias simples e conhecidas como "Parabéns pra você" ou criar uma pequena melodia para que você possa explorar diferentes maneiras de executá-la ritmicamente, usando as mesmas notas.



No exemplo, que se encontra na tonalidade de Fá Maior, irei mostrar uma pequena melodia e logo depois mostrarei algumas variações da melodia. Note que elas começam e terminam respeitando o compasso. Lembre-se que as notas não mudam e a única mudança está na duração de cada uma.

Abaixo está a melodia inicial. A partir dela irei fazer três variações diferentes:


Melodia inicial:

Agora irei mostrar as variações da melodia inicial:

Variação 1:

Variação 2:

Variação 3:

Conhece a área do aluno, na qual há o Curso Harmonia e Solo?

Comparando as melodias:

Observe as mudanças feitas em relação à melodia inicial e as variações:

Melodia inicial

Variação 1

Varição 2

Variação 3

Rafael Gurgel

Guitarrista, professor.

PRODUÇÃO DE:

bottom of page