Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

Principal > Postagem

Texturas musicais

Olá caro internauta que acompanha o Harmonia e Solo e o Violão DeBoa. Neste vídeo de hoje falo sobre um assunto curioso, que talvez você nunca tenha ouvido falar, mas que assim que assistir o vídeo, terá tido um conhecimento muito importante para entender música. Eu estou falando das texturas musicais que representam formas diferentes de trabalhar o som musical. Falo sobre três tipos de texturas: Monofonia, Polifonia e Homofonia.


Texturas musicais:


Monofonia: Uma melodia - a monofonia remete a uma forma mais primitiva de fazer música, pois a música ainda não tinha adquirido o desenvolvimento que a história ainda mostraria. A monofonia é o canto sendo entoado em apenas uma voz. Independente se tem 20 pessoas cantando, mas se elas fizerem a mesma melodia, será apenas uma voz.




Polifonia: A polifonia é o uso de duas ou mais melodias. Com o desenvolvimento musical, a música que era feita com uma melodia, começou a ser colocado uma outra melodia, um contracanto para enriquecer a música. Isso acontecia na idade média. Com o tempo, esta melodia secundária vai ganhando novas formas, passando a ficarem cada vez mais complexas e rebuscadas, integrando mais vozes (melodias), que fazem parte da música, culminando no barroco como sendo o auge da polifonia, e o compositor mais importante acaba sendo o Bach.



Homofonia: A homofonia é quando as quatro vozes da melodia se movimentam no mesmo ritmo, dando a impressão de um bloco de notas que é tocado. A nossa música popular é uma música bastante homofônica, pois geralmente ela usa os acordes (blocos de notas), como acompanhamento para uma melodia principal.



Horizontalidade e verticalidade

Vou falar de uma característica importante que distingue a música polifônica (e também a monofônica) e a Homofonia: é que a primeira, a polifonia, se desenvolve de forma horizontal, a melodia é uma linha horizontal. Já na homofonia, o uso de acordes traz um parâmetro diferente, usa uma verticalização da organização das notas.




APRENDA O PASSO A PASSO PARA DOMINAR A MÚSICA





Veja aqui alguns vídeos:


Bach - "Little" Fugue (G minor, BWV 578)

Nesta música de Bach (compositor barroco) você vai perceber claramente a atuação da polifonia. Veja que começa com uma melodia, e ai vão surgindo outras até ficar com 4 vozes (melodias).




Bach, Toccata and Fugue in D minor, organ

Veja que neste exemplo você encontra já elementos homofônicos na música de bach, como formações de acordes e a "verticalização" da textura, como falei antes.




A arte da fuga - Neste vídeo você verá exemplos de contraponto (técnica polifônica) desenvolvidos na polifonia.




.



#Lições #Teoria

PRODUÇÃO DE: