Harmonia, Solos, Improvisação, Teoria e Percepção no Violão

Principal > Apresentação Harmonia e Solo

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Apresentação do curso

        CAPÍTULOS

  • Índice     

  • Apresentação

  • 1.  As notas musicais

  • 2. A escala de Dó Maior

  • 3. Graus da Escala

  • 4. Intervalo e escala Sol Maior

  • 5. Acordes

  • 6. Shape

  • 7. Campo Harmônico Maior

  • 8. Função Harmônica

  • 9. Escala menor natural

  • 10. Escala Pentatônica

  • 11. Escala menor Harmônica

  • 12. Revisão e complemento

Objetivo do curso

Olá, Seja bem vindo ao Curso Harmonia e solo. O objetivo desse curso é trazer uma nova experiência na sua vivência musical. Ele foi feito para ensinar a solar, a improvisar e a entender o que acontece no fenômeno musical, principalmente na harmonia. É um material muito simples e com bastante conteúdo, para a pessoa que está inicando no violão, porém é um material para quem já sabe tocar, um inicante nível 1 e quer se desenvolver mais. Esse material não serve para quem não sabe tocar ou ainda tem dificuldades básicas. Ele é feito para quem quer  conhecer o porque das coisas e quer tocar bem, tendo controle sobre o que faz.

Três áreas

A didática é dividida em três áreas: teoria, percepção e prática. Esses três pilares serão trabalhados juntos, em um único caminho que você irá percorrer e absolver os conteúdos de forma natural. Essa é a intenção. Há momentos de explicação teórica, há momentos de aplicação da teoria através de repertório e exercícios práticos no instrumento e há exercícios para percepção musical e para praticar e tirar de ouvido. Os objetivos maiores deste Curso são: aprender a Solar, tirar música de ouvido e saber teoria musical, e isso está tudo amarrado, pois uma coisa é dependente da outra e é uma alavanca para a outra.

Divisão em capítulos

O curso foi dividido em capítulos, pois ele é uma mistura de um curso com um livro multimídia. No início ia chamar de aula, porém cada aula (capítulo) sairia muito grande e como se fossem várias aulas dentro de uma. por isso resolvi colocar a divisão nomeando por capítulos. Portanto, você deve fazer o curso e ir fazendo os capítulos de acordo com a sua velocidade, você não precisa fazer um capítulo inteiro de vez, vá seguindo o seu caminho aos poucos, pois o mais importante é aprender o conteúdo. Faça os exercícios e toque as músicas, busque assimilar todo o conteúdo que você sairá com um grande conhecimento e um raciocínio musical mais maduro, inteligente e eficiente.

Sobre o conteúdo

Vale lembrar também que o conteúdo deste curso é um conteúdo básico, portanto, em relação à harmonia principalmente, as regras estabelecidas não são uma obrigação nem são usadas sempre conforme este curso ensina. A música e a harmonia vão muito além do que as coisas que foram ditas aqui, e muitas coisas que podem soar como regras, não são regras, são parâmetros musicais e culturais que irão formar a sua base para continuar aprendendo. Esta base é essencial para você se desenvolver no mundo musical. 

Metodologia Harmonia e melodia

Outro detalhe importante é que este curso centra na divisão entre harmonia e melodia, ele trabalha mais a idéia do violão fazendo uma melodia de solo em cima de uma base harmônica (Pode-se pensar como homofonia). A idéia de fazer dessa forma é para captação melhor do conhecimento e facilidade maior com a prática, sempre pensando no aluno que está em uma fase inicial. Este é o segundo curso do Violão De Boa, e outros cursos serão elaborados daqui pra frente para atender mais demandas de ensinamentos e matérias, assim como de níveis de dificuldade.

Página anterior

Apresentação do curso

Próxima página